Centrais Telefônicas

A primeira central telefônica foi criada e patenteada pelos irmão Connelly em 1879 e no mesmo ano, no dia 15 de novembro, foi fundada a primeira companhia telefônica no Brasil.

Um telefone comum está conectado diretamente à operadora de telefonia local podendo receber e realizar chamadas. Em um ambiente corporativo normalmente existem muito mais ramais do que linhas telefônicas, principalmente devido ao custo, havendo a necessidade de um ponto central para gerenciar e distribuir as chamadas, o que é feito pelo PABX em inglês podendo ser traduzido para o português como sendo o dispositivo que realiza a Troca Automática de Ramais Privados. 

Com o advento da INTERNET e a disseminação de redes IP, a não regulamentação das telecomuncações, a digitalização da telefonia e da facilidade ao acesso à telefonia móvel passamos a usufluir mais e mais de serviços como a vídeo conferência e a telefonia VoIP.

No modelo tradicional da telefonia o assinante (usuário) sempre necessitou contratar uma operadora de telefonia (PSTN) para que tivesse o serviço disponível. Pela necessidade de estar fisicamente conectado a rede desta operadora, as alternativas sempre se restringiam as empresas cuja rede chegasse ao endereço do cliente.

Na telefonia IP isto não é mais necessário, pois, via um link de dados (internet), é possível utilizar uma operadora que não tenha presença física no seu endereço, abrindo novas alternativas de fornecedores. 

Ou seja: para uma empresa que tenha mais de uma unidade, a comunicação entre elas pode ser feita pelos links de dados dispensando a necessidade de uma operadora de telefonia; somado á